Essa é uma sigla usada para representar o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. A Organização Mundial da Saúde classifica o TDAH como um distúrbio neurobiológico.
Suas causas podem ser relacionadas a algumas questões genéticas do indivíduo que envolvem alterações na parte frontal do cérebro. Além disso, essa é a parte que controla a atenção e comportamento do indivíduo.
Vale destacar que o diagnóstico é de grande importância para a maior eficácia do tratamento e seus resultados.
Afinal, quanto mais cedo, melhores são as chances de reduzir o sofrimento do indivíduo, melhorando as suas relações de trabalho, amizade e relacionamento, assim como qualidade de vida com um acompanhamento de profissionais da saúde.
Como o TDAH se manifesta na vida adulta?
É importante destacar que não somente o quadro como também as estratégias escolhidas pelo indivíduo para lidar com os sintomas do transtorno tendem a impactar na qualidade de vida.
Além disso, existem alguns motivos que explicam porque nem sempre esse transtorno é diagnosticado nos adultos com os principais sintomas. Dentre eles podemos citar:
- Sobreposição de sintomas;
- Acreditar que os principais sintomas são defeitos ou traços da personalidade;
- Dificuldade ou pouca aceitação em reconhecer os problemas do TDAH em si.
Diante da soma desses principais motivos, é comum que muitos adultos sofram com as principais consequências do transtorno. A seguir, separamos quais são elas.
Consequências do TDAH na vida adulta nos seus relacionamentos
Uma das principais dores de um indivíduo com TDAH é na forma com que lidam com seus relacionamentos, sejam eles com seus familiares, amigos de trabalho ou até mesmo no lado amoroso.
Afinal, existem casos em que há uma intensidade dos sintomas de impulsividade e hiperatividade. Com isso, os demais envolvidos em suas relações não conseguem lidar com o ritmo e muitas vezes se sentem desconfortáveis com o comportamento.
Por outro lado, os relacionamentos podem ser abalados com a questão da atenção, pois o indivíduo com TDAH na vida adulta pode facilmente esquecer encontros, compromissos e tarefas importantes.
Por isso, muitas das vezes isso pode ser visto como uma atitude de desinteresse ou falta de compromisso.
Problemas com a autoestima
Uma pessoa com TDAH dificilmente consegue enxergar o seu potencial e por isso pode sentir pouca autoestima. Além disso, muitas vezes tende a se sentir deslocada ou achar que é um fardo e incapaz de contribuir para os outros ao seu redor.
Outro ponto importante é que a falta de um acompanhamento com especialistas dificulta a regulação emocional do indivíduo. Portanto, a ausência de um diagnóstico pode tornar os dias cada vez mais dolorosos, pois os sintomas sem tratamento podem se intensificar e trazer cada vez mais prejuízos.
Consequências no trabalho ou vida acadêmica
Pessoas com TDAH na faculdade, escola ou até mesmo na vida profissional encontram maiores dificuldades para prestar atenção e manter a concentração nas suas atividades.
Outra missão quase que impossível é gerir os prazos, manter o comprometimento com suas demandas, perder facilmente o interesse por alguns assuntos importantes.
Ficar sentado por horas e horas desenvolvendo atividades sem muitos estímulos pode ser uma situação desafiadora para os hiperativos.
Por isso, no mercado de trabalho é comum que ao notar tais dificuldades, as empresas acabam dispensando os seus funcionários sem diagnóstico do TDAH.
Além disso, muitas vezes o próprio indivíduo acaba procurando outro emprego para enfrentar novos desafios por perceberem a dificuldade de se consolidar na carreira.
Desafios no seu dia a dia
As dificuldades não param por aí, pois o dia a dia do TDAH é repleto de dificuldades como a organização da casa.
Isso não significa que ele seja um preguiçoso, mas dificilmente ele consegue terminar a organização e faxina que começou por ter dificuldades em manter sua atenção a uma determinada atividade.
Assim, ao começar a lavar a louça, o indivíduo pode interromper as atividades para varrer a casa, parar na metade para lavar roupas e assim sucessivamente. Portanto, nada é concluído e o caos é instalado mais uma vez.
Principais sintomas do TDAH em adultos
Conhecer os sintomas é de suma importância para identificar no outro ou em si a necessidade de buscar por uma ajuda profissional. A seguir, listamos alguns dos principais sinais:
- Às vezes, o trabalho não é estável e é difícil encontrar um emprego.
- Adiar as coisas é um hábito comum.
- Concentrar-se em algo pode ser complicado.
- A mente pode não funcionar tão bem em certos momentos.
- Manter uma rotina pode ser um desafio.
- As pessoas podem se separar mais frequentemente.
- Planejar e seguir planos é complicado.
- Tarefas entediantes podem causar ansiedade.
- Relacionar-se com outros pode ser difícil.
- O humor pode variar muito.
- Esquecer coisas e datas importantes é comum.
- Às vezes, é difícil esperar e ouvir os outros.
- Coisas repetitivas podem ser irritantes.
- Cometer os mesmos erros é algo que acontece.
Como funciona o tratamento do TDAH na vida adulta?
O tratamento é com profissionais da saúde, especificamente com psicólogos e psiquiatras que diagnosticam e fazem todo o acompanhamento necessário para a melhoria da qualidade de vida.
O tratamento medicamentoso é o ideal para controlar os neurotransmissores. No entanto, pode variar em cada caso e especificamente diante das principais dificuldades do indivíduo.
Aqui no Instituto Atenas contamos com especialistas prontos para melhor atender e acompanhar o seu caso. Agende a sua consulta agora mesmo e saiba como podemos te ajudar nessa jornada de descobertas!
