O bruxismo trata-se de um ato inconsciente onde o indivíduo pode, durante o sono ou o dia, apertar ou ranger os dentes constantemente. Essa patologia é um hábito parafuncional que pode causar muitos problemas no sistema estomatognático do portador.
Por isso, no artigo de hoje separamos as principais informações sobre o que é o bruxismo, qual a causa e o tratamento. Confira a seguir:
O que é o bruxismo?
Conforme dito anteriormente, o bruxismo é uma doença, na qual o indivíduo aperta ou range inconscientemente os dentes. Esse “apertamento” acaba causando pressão sobre os dentes e tensionando os músculos da mastigação.
Embora o apertamento (ato de pressionar os dentes) aconteça em qualquer momento do dia, observa-se uma maior predominância durante o sono, sendo conhecido como o bruxismo noturno.
Como saber se tenho bruxismo?
Primeiramente, é importante sempre consultar o seu cirurgião-dentista para o diagnóstico correto da sua patologia e a escolha do tratamento adequado, conforme as necessidades.
Mas de modo geral, você deve estar atento aos seguintes sintomas para comunicar ao profissional durante a anamnese:
- Ranger ou apertar os dentes durante a noite (acordar a noite com o barulho);
- Dor na região de face ao acordar;
- Dor ao apertar os dentes;
- Esmalte dental desgastado;
- Sensibilidade dentária;
- Dor na mandíbula;
- Dores de cabeça;
- Dificuldade para realizar a abertura de boca;
Portanto, se você costuma sentir algum desses sintomas, procure um cirurgião-dentista para dar início ao tratamento.
Pois, caso o bruxismo não seja tratado, o paciente pode desenvolver problemas maiores com o envolvimento da articulação temporomandibular (ATM), a articulação responsável pelo ligamento da mandíbula ao crânio.
O que pode causar?
O bruxismo está associado a diversos fatores como os psicológicos devido a transtornos relacionados a estresse e ansiedade. Além disso, também observa-se relação com problemas respiratórios como o ronco e a apneia do sono.
Outros fatores também podem estar associados ao apertamento como o consumo excessivo de cafeína, álcool e o uso de drogas que afetam o sistema nervoso central e consequentemente o sono tranquilo.
Por isso, é importante a análise de quais fatores estão contribuindo para a patologia. Sendo assim será realizado um tratamento multidisciplinar. Dessa forma, os profissionais envolvidos podem recuperar de volta a qualidade de vida do paciente.
Qual a forma de tratamento do bruxismo?
Atualmente, existem diversas formas de tratamento para o bruxismo. A escolha de qual será feita é decidido conforme as necessidades do paciente, onde são consideradas o grau de severidade da patologia e as suas condições financeiras para o tratamento.
Dentre as opções estão:
Placa de mordida
Quando se fala em bruxismo, uma das primeiras formas de tratamento que vem na mente das pessoas é o uso das placas de mordida. Elas são moldadas em consultório odontológico e encaminhadas para laboratório, para se encaixarem perfeitamente nos dentes do paciente.
A função delas é manter a mandíbula relaxada, a fim de evitar o contato dos dentes e evitar o apertamento e ranger das superfícies oclusais. O material usado para o seu desenvolvimento é a resina acrílica ou silicone, por isso, converse com o seu dentista para escolher a melhor opção.
Além de evitar o desgaste dos dentes, ajuda a evitar a tensão muscular na região da mandíbula. Consequentemente, também previne a dor de cabeça e nos músculos de face e pescoço, provocada pelo bruxismo
Medicamentos
Outra opção que muitas vezes também pode ser associada ao tratamento do bruxismo é o uso de medicamentos. Entre as opções, um dos mais populares são os analgésicos e relaxantes musculares para minimizar os sintomas provocados por essa condição.
Tratamento não medicamentoso
Vale lembrar que existem outras formas que contribuem para um resultado mais efetivo no tratamento do bruxismo, como os não medicamentosos, por exemplo. Como o bruxismo muitas vezes está associado ao estresse e a ansiedade, tentar relaxar e diminuir a tensão cotidiana é fundamental.
Entre as opções estão fazer atividade física, diminuir o uso de telas próximo à hora de dormir e ter tempo de qualidade. Além disso, a terapia também se mostra como uma forte aliada para aprender a controlar a ansiedade em situações estressantes.
Demais tratamentos odontológicos
Devido ao bruxismo, ao longo do tempo, é possível que os pacientes desgastem o esmalte dos dentes. Nesses casos, é necessário realizar a restauração desses elementos dentários, para devolver funcionalidade, estética e evitar a sensibilidade dentária devido à exposição de dentina.
E ainda, em outras situações, devido à falta de alinhamentos de alguns sorrisos, é necessário corrigir através de restaurações, coroas ou ortodontia, os dentes desalinhados. Pois, durante a mastigação, as cargas oclusais mal distribuídas podem desgastar alguns dentes.
Bruxismo na infância
O bruxismo na infância ainda é um assunto pouco debatido, pois muitos adultos não sabem que é possível que as crianças desenvolvam essa patologia.
Logo, se você ouvir a criança relatar dor na região de face e pescoço, sensibilidade dentária, dentes doendo ou se durante a noite ela ranger os dentes. Esse é um motivo para procurar um profissional odontológico para investigar o motivo e iniciar o tratamento para o bruxismo infantil.
Qual profissional pode me ajudar?
O tratamento para o bruxismo pode ser multidisciplinar, ou seja, pode envolver diversos profissionais. Entretanto, inicialmente é importante que você procure um cirurgião dentista para avaliar o seu caso e escolher a melhor forma de tratamento para o seu caso.
Além disso, manter as consultas odontológicas em dia, é fundamental para manter uma boa saúde bucal. Por isso, consulte regularmente o seu dentista, preferencialmente a cada 6 meses.
Portanto, entre em contato com a Alpen, clínica parceira do Instituto Atenas, com mais de 20 anos de formação nas mais diversas áreas odontológicas e marque a sua consulta. Contamos com um atendimento personalizado e conforme as suas necessidades, com os melhores profissionais da área.
